O s magnetares são os objetos mais extremos e misteriosos do Espaço . Eles são incrivelmente pequenos e densos, e, como o nome sugere, eles...

Magnetar: O Imã Mais Poderoso do Universo

Os magnetares são os objetos mais extremos e misteriosos do Espaço. Eles são incrivelmente pequenos e densos, e, como o nome sugere, eles têm uma grande força magnética.

Como elas surgem?

No estágio final da vida de uma estrela, dependendo de sua massa, normalmente elas explodem em uma supernova, mas, se ela fosse grande o suficiente enquanto viva, ela se tornaria uma estrela de nêutrons, que, mesmo sendo do tamanho de uma cidade média, uma colher de chá de sua matéria pesa aproximadamente um bilhão de toneladas.

Esses objetos (as estrelas de nêutrons) giram centenas de vezes por segundo, gerando, junto à densidade, um campo magnético mais ou menos um trilhão de vezes mais forte do que o da Terra.
Já os magnetares (formas especiais de estrelas de nêutrons) possuem um campo magnético que equivale a mil trilhões de vezes ao da Terra.



Para se tornar uma estrela magnetar, uma explosão de supernova deve liberar 30% de sua massa para que não se colapse em um buraco negro; uma estimativa de um magnetar para cada dez explosões de supernovas.



Apesar de serem incríveis, são muito perigosos. Em 2004, as ondas magnéticas de uma dessas estrelas que se encontra a 50 mil anos-luz de distância atingiu a Terra, desativando satélites e provocou algumas alterações na atmosfera superior do nosso planeta.




Se gostou, por favor, deixa uma curtida! (=





Compartilhe este artigo!