Conheça o Salto São Francisco, a maior cachoeira do Sul do Brasil

Da Redação
Por -
Localizada na tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, no Paraná, a cachoeira fica dentro da área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança, sendo a mais alta queda d'água da Região Sul do País e uma das mais altas do Brasil.

Com vista panorâmica para o salto, o trajeto até o local pode ser feito a pé ou de carro, sendo, porém, boa parte do caminho e em estrada não pavimentada. O local conta com estacionamento, banheiros e até uma lanchonete

Os desafios

A parte de cima, digamos, é para os turistas urbanos. Mas, para chegar à base da cachoeira, aí depende um pouco mais de adrenalina e preparo, já que precisa enfrentar uma trilha um pouco ingrime e aproximadamente uma hora e meia de caminhada.

Lembrando que a queda tem quase 200 metros de altura, o que equivale a sessenta andares de um edifício residencial, então, se você descer, lembre de guardar energia para voltar! 

Como chegar

Existem dois jeitos: a primeira opção é a partir do município de Prudentópolis, pela estrada chamada Linha Vista Alegre. São 46 km de estrada, sendo 37 km em estrada de terra e cascalho. Mas cuidado: talvez em dias de chuva não seja uma boa opção, ao menos que você vá com uma caminhonete 4x4, já que os moradores da região relatam que a estrada costuma ter algumas "armadilhas" nas épocas chuvosas.

 O segundo caminho é pela cidade de Guarapuava, através do Caminho de São Francisco, uma estrada de 48 km, quase toda asfaltada e com apenas cerca de 10 km de estrada de terra. Essa estrada tem início mais ou menos no km 343 da BR-277 e fica ao lado do Parque das Araucárias, antes do acesso à Guarapuava. 
Cuidados: o local não é muito bem sinalizado, portanto redobre a atenção e peça informações em locais seguros, como postos de gasolina, por exemplo.


Os desafios podem parecer grandes para quem vai à primeira vez. Mas com certeza ao ver essa maravilha da natureza, suas energias se recarregarão automaticamente e, por algumas horas seus problemas sumirão, te dando a emoção de ter o privilégio de poder conhecer um lugar fascinante como este!